Holmes, ele mesmo e House.

Maio 18, 2010 at 8:49 pm 11 comentários

Assisti finalmente ao filme Sherlock Holmes com o Robert Downey Jr., ontem a noite. E como todo bom nerd sem nada melhor pra fazer e que se acha o senhor da verdade, tive que fazer uma crítica do filme. Mas não é bem uma crítica comum. Na verdade, não vamos falar do filme. Vamos falar do personagem.

Sherlock Holmes

Sherlock Holmes


O fato é que o filme é ótimo. E não estou aqui pra contestar isso. Um grande mistério, que te deixa encafifado até o último segundo. Blockbuster muito bom pra se ver comendo toneladas de pipoca. O meu ponto, e provavelmente o ponto de muita gente que leu os livros antes do filme é, que Sherlock é aquele?

Todo mundo que já leu os livros do detetive inglês sabe que o Sherlock do filme NÃO é o Sherlock do livro. Está baixinho, mal educado, americanizado. E agora você deve estar me achando um idiota. “É uma adaptação! mimimi”. Guarde saliva. Eu não disse que isso era ruim. Assim como no caso do Iron Man e todas as outras adaptações, sou a favor de mudanças. O diretor, o roteirista e o ator tem direito de criar, recriar, reconstruir. O “problema” aqui é outro. Tem a ver com outra pessoa que também veio da Inglaterra: Hugh Laurie, ou, o Dr. House.

O personagem do seriado médico foi, como o seu criador já assumiu, inspirado em Sherlock Holmes. Desde o nome, o poder de dedução e o talento musical até o amigo fiel. A questão é que, ainda assim, House sempre foi original. Os roteiristas, juntos com Hugh Laurie, criaram um personagem muito coeso, que mostra o pior lado da inteligência: A arrogãncia extrema que afasta pessoas. Enquanto Holmes simplesmente sentia prazer em ter sua inteligência reconhecida, House humilha qualquer um. O medo de mudanças e o espírito manipulador são outras características muito bem exploradas durante todo o seriado. Coisas que nos livros e contos Sherlock nunca demonstrou.

Então, lá fui eu assistir o filme, já sabendo que o Sherlock não era bem o Sherlock dos livros. Nada de mau nisso, como eu disse. O meu susto, o meu desgosto, foi ver naquele personagem da telona a contramão do processo criativo. Sherlock Holmes havia inspirado House, e agora, o Sherlock do filme ERA o médico rabugento que eu acompanho fielmente há seis anos. A falta de asseio, a bebida, os métodos de acabar com o relacionamento amoroso do melhor amigo, as verdades jogadas na cara… Faltei ouvir um “everybody lies” da boca do Downey Jr. ali.

Daí, tenho duas teorias: Ou o personagem do House se tornou tão onipresente na cultura pop que, ao se recriar um personagem obviamente semelhante, a sua sombra pairou durante todo o texto e a interpretação; ou faltou criatividade para readaptar o personagem sem lembrar o brilhantíssimo papel que Hugh Laurie vem desempenhando nos últimos anos. Ou ainda uma terceira: Estou viciado demais em House e deveria calar a minha boca.

Comentem =D

Evan

Entry filed under: Filmes, Séries. Tags: , , , .

.Review – Robin Hood .Porque devemos assistir True Blood

11 comentários Add your own

  • 1. Aa  |  Maio 18, 2010 às 10:31 pm

    Assisti uns 3 episódios de House, não vi relação. Downey Jr é foda, ele tem aquele jeitão canastrão que empresta aos personagens (mantendo ainda assim a dignidade e carisma dos mesmos). Ele é inteligente no filme, mas não rude; na verdade, é uma vítima da própria genialidade, e tem consciência disso.

    Realmente um filmão, bem blockbuster mesmo, mas como era isso que esperava, me diverti pacas.

    Responder
  • 2. Jonathan Linguini (o ZzzZ)  |  Maio 19, 2010 às 1:28 am

    não conheço o Sherlock Holmes o suficiente e nem vi o filme. sou um inútil pra comentar nesse post além da velha pergunta de sempre:”quem fez o post?” hahhahah

    Responder
    • 3. gbatista  |  Maio 20, 2010 às 1:02 am

      Tá logo abaixo do trecho “comentem”, à direita.

      Ou seja, foi o “Evan” **aponta o dedo**

      Responder
      • 4. Jonathan Linguini  |  Maio 25, 2010 às 1:41 pm

        pois é, ele assinou depois.

  • 5. Dr.Yuri  |  Maio 19, 2010 às 10:29 am

    o filme do Sherlock foi uma otima adaptação e sim o House é um icone da cultura “Nerd”[poser?!] de hj!! Aa vc tem de assistir mais episodios, que a referencia é óbvia

    Responder
  • 6. Macaco Pipi  |  Maio 19, 2010 às 11:56 am

    house é foda!!

    Responder
  • 7. ZumbieDoll  |  Maio 19, 2010 às 12:10 pm

    gostei da critica, realmente, acho que hoje em dia os anti-heróis estão na midia, nada contra, eu pessoalmente odeio aquele personagem tipo perfeitinho, mas ficar usando um estereótipo já adaptado, isso tem outro nome.
    rsrs

    Responder
  • 8. brunopaschual  |  Maio 19, 2010 às 12:15 pm

    Muito bom Sherlock Homes, e sim House é muito parecido com Sherlock, apesar de eu assistir, não é um dos meu preferido

    Responder
  • 9. /taah  |  Maio 20, 2010 às 1:21 pm

    Holmes e House? O cinema vive fazendo isso, modificando os personagens e criando cópias de ícones pop…

    Quero ver no final de semana esse filme…

    Responder
  • 10. The Head  |  Maio 21, 2010 às 12:07 pm

    o filme em si é divertido… House é genial…

    mas será que isso tudo é positivo pra real imagem do digníssimo Sherlock Holmes?

    acho que a falta de criatividade esta virando uma bola de neve… -medo

    Responder
  • 11. bruna  |  Maio 22, 2010 às 9:28 pm

    Não vi o filme, mas assisto DrºHouse e leio os livros do Sherlock,
    O House tem um jeito que humilha as pessoas mesmo,
    e eu nunca vi isso nos livros do Sherlock!

    Responder

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 20 outros seguidores


