.Béla Fleck [and the Flecktones]

Abril 11, 2010 at 5:54 pm 4 comentários

Apenas escutem.


Nascido em 10 de julho de 1958, Béla Fleck Anton Leoš é um tocador (fodão) de banjo americano.  Considerado por alguns o melhor tocador de banjo deste planeta, mas eu não vou julgar por não conhecer muitos “banjistas”.

Tudo começou quando assistiu Earl Scruggs tocando uma música. Bela Fleck então, foi atraído para o banjo. Recebeu seu primeiro banjo nos seus 15 anos, e desde então…

Em 1979, com 19 anos, lançou seu primeiro álbum solo, Crossing the Tracks. Também conheceu os futuros parceiros musicais, Sam Bush e Jerry Douglas.

Em 81, foi convidado para participar da banda de bluegrass progressivo, o New Grass Revival.

Composto por Sam Bush (bandolim, violino e vocal), Pat Flynn (na guitarra) e John Cowan (no baixo e vocais), Belá participou de cinco discos da banda.

Após o fim do NGR, Béla gravou álbuns solos, até que formou a banda Béla Fleck and the Flecktones em 1988 – que é a que realmente importa.

A atual banda de Béla é composta por Jeff Coffin (saxofone, clarinete e flauta) , Victor Wooten (baixo elétrico, violoncelo, banjo e outros), e Wilfred Roy Wooten ou Future Man que também usa o pseudônimo RoyEl, que toca instrumentos “diferentes”, e alguns criadas por ele mesmo como o Drumitar – veja nos vídeos.

Devido a grande variedade da música, a banda foi indicada para prêmios de jazz, bluegrass e tudo mais. É difícil rotular a banda, dizer qual é seu estilo musical, devido as diferentes influências da banda: jazz, funk, bluegrass e outros.

A banda, pelo excelente trabalho (leia-se: música incrível), recebeu diversos prêmios – obviamente.

A banda entrou num hiato no ano de 2005, mas não foi nada demais. Retornaram em 2006.  Atualmente, estão em uma turnê com o gaitista Howard Levy, um dos membros fundadores do grupo musical que saiu da banda em 1992.

Bem, eu conheci o Béla Fleck and the Flecktones a pouquíssimo tempo, mas me senti obrigado a divulgar a banda por sua excelência. Tudo que escrevi, a história e outras coisas, pode ser irrelevante. Mas independentemente disto…Escutem:

É isso, espero que tenham gostado. Até a próxima galerith!

Pulga

Entry filed under: Música. Tags: , , .

.Monstrologia .Série:Flashforward

4 comentários Add your own

  • 1. Evan Henrique  |  Abril 11, 2010 às 7:02 pm

    Só pra constar, Victor Wooten, baixista aí, é simplesmente um dos maiores baixistas da atualidade. A praia dele é o funk, e o Jazz, sou pirado no som dele tem anos. Ótimo post.

    Responder
  • 2. Fernanda Maria  |  Abril 12, 2010 às 4:44 pm

    Muiiito legal e muito legal seu blog é diferente e tem bom conteudo

    Responder
  • 3. Dr.Yuri  |  Abril 13, 2010 às 3:56 am

    Já tinha ouvido falar deles, vou escutar mais.

    Responder
  • 4. o Horla  |  Abril 16, 2010 às 1:54 am

    Achei meio esquisito esse grass moderno. Está muito diferente da tradicionalissima interpretação da Joan Baez em Pal of MIne ou como em Banks Of The Ohio por exemplo à qual eu estou acostumado.


    E para os fãs de banjo eu recomendo a trilha sonora do filme Deliverance:

    Esse Eric Weissberg era fodissimo. *_*

    Ps.: Os videos da Joan Baez fui eu que coloquei no youtube. ;)

    Ps2.: Em algum canto obscuro eu tenho um CD com a trilha sonora de Deliverance, se alguém quiser é só deixar e-mail que eu mando. Eu que fiz o CD apartir do meu vinil, não sei quanto do chiado do LP que eu consegui eliminar. :P

    Responder

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 20 outros seguidores


