.Monstrologia

Abril 10, 2010 at 11:02 pm 7 comentários

Vamo fazê a porrada cantá? Demorô…

Então leitores (ou não-leitores). Eu tava afim de falar de quadrinhos brasileiros. E é isso que eu vou fazer. Se vamos falar de quadrinhos brasileiros, vamos falar de quadrinhos brasileiros BONS.

Todo mundo sabe que essa putaria toda de saci pererê metido forçado no enredo não funciona e eu acho que nunca funcionou.

Mas vamos falar de quadrinhos brasileiros bons. Vamos falar de Monstrologia.

(esse post começou  a ser escrito no ultimo dia de Março de 2010, ou seja, faz tempo… só foi publicado agora, então não se deixe confundir com as questões temporais do texto – Obrigado)

segunda-feira – 15/03/2010

Próxima atualização 01/04/2010

Mais um desenho solto na galeria do autor colocado hoje. Gostei desse desenho. A novidade é que o capitulo 9 sai no proximo dia 1º. Estou quadrinizando os desenhos desse capitulo e tenho a intenção de coloca0lo no ar conforme o prometido. Um abraço a todos.

Vocês não imaginam o quanto eu gostei de ler isso. Estou escrevendo isso um dia antes do lançamento do capítulo 9 e… vou direto ao ponto: Gostei muito de Monstrologia, é o tipo de HQ que eu espero O QUE FOR pra ler o próximo capítulo (ou até a proxima PÁGINA, se for necessario, como nas HQ’s do Bleedman, se bem que isso é outro post). Eu achei é muito foda. Não estou puxando saco, eu não ganharia nada com isso. A real é que estou sendo muito sincero, eu compraria todas as edições se ele fosse parar nas bancas por que, sério, é muito bom e… e… e…

E eu acho essa HQ boa demais pra não falar dela!

Quem é o personagem principal?

El Caveira!

Aqui começam os spoilers, mas na verdade não é nada demais. É como dizer que o Pikachu dá choque do trovão ou sei lá… Estou divulgando a história.

Depois de um estranho toque de recolher vemos um estranho mascarado andando pela rua. Ele invade uma casa e acorda uma criancinha, uma doce menininha (de péssimo gosto musical) e nome Sara.

Aparentemente ingênua, mas tendo uma boa noção das coisas ao redor dela (ela abre a janela para o desconhecido não por completa e cega inocência, mas por motivos bastante lógicos relacionados à polícia e proteção) ela deixa El Caveira entrar.

Ele já sabia da existência dela e até tinha fotos e sabia o nome. Seria ele o pedobear disfarçado? Não. Aparentemente ele -El Caveira- tem uma missão a mais para cumprir e Sara faz parte dela mas não sabemos exatamente o que…

Não vou contar a coisa toda, mas para instigar a curiosidade em vocês (e a vontade de ler a HQ, que instiga curiosidade em mim): depois de uma série de eventos que não vou revelar, surge a necessidade de enfrentar uma criatura terrível (dizer “um monstro” seria pleonasmo). É sobre esse combate que quero falar:

El Caveira possui o estilo de combate mais divertido que eu já vi, só rivalizando (percebam, rivalizando, não perdendo ou ganhando) com o Monkey D. Ruffy do anime One Piece.

Aliás, One Piece é uma grande inspiração pra mim assim como para o autor de Monstrologia, como ele mesmo escreveu em seu blog.

Os golpes que o El Caveira usa  são ou paródias de golpes já existentes em várias histórias de diversas mídias (paródias muito bem utilizadas, por sinal) ou são golpes próprios, com nomes infames muito engraçados.

Ele também usa movimentos de Le Parkour para deslocar-se no local da luta. Isso as torna mais reais de uma maneira emocionante, afinal de contas os movimentos se tornam mais verossímeis (não completamente “reais”, mas foge daquela apelação wuxia de mega-pulos que vão até a lua)  mas ele está lutando pau a pau contra uma criatura sobrenatural!

Eu não vou deixar nenhum exemplo de golpe do El Caveira aqui, quero que vocês vão e descubram por vocês mesmos, leitores, lendo a HQ, por que REALMENTE VALE A PENA.

Um mistério relacionado ao El Caveira é: como ele consegue lutar com esses monstros?

Sarinha e seus pais.

A garotinha Sara aparenta ter um papel fundamental na história. Quem leu o capítulo 1 sabe do que estou falando. Aliás, não só o capítulo um. Como fã eu considero que existe algo como um Arco Sara (gosto do termo “arco” como usam em anime e mangá) que vai do capítulo 1 até o… 4 ou o 5, por aí. Se bem que isso é denominação de fã.

El Caveira salva Sara de uma ameaça, mas ela não é uma simples vítima. Existe toda uma relação de causa e efeito na história e eu diria que Sara serve para encerrar um ciclo. Uma frase que me vem a mente é:  “Não sabemos o que você fez aqui, mas com certeza foi uma coisa boa”. Na verdade eu acabei de inventar essa frase mas é exatamente isso o que sentimos quando essa parte da história acaba e passamos para a próxima etapa.

E não só isso. Aparece um furacão de perguntas em nossa mente. E nós queremos saber mais!

Eu mexi na imagem com o Paint para manter o nível de spoiler baixo ;)

Eu não vou falar de mais personagens por que daí seria spoiler demais. Isso deve bastar para despertar a curiosidade principal sobre essa HQ. Ou talvez não. O restante da história é muito bom, por que não para por aí, e há muita coisa por trás disso tudo do que uma simples invasão residencial e uma batalha contra um monstro…

O estilo de desenho.

A principio eu fiquei inseguro. Eu pensava que o sujeito desenhava mal. Erro meu. Explorei o blog e percebi que é questão de estilo. Ao contrário desse que vos escreve (que desenha mal), o autor dessa HQ tem um estilo muito próprio e caricaturial. Se bem que eu não entendo nada de desenho.

Bom, eu gostei muito!!!

Demora pra se acostumar com os balões de fala, por exemplo. Tem algo estranho neles, mas… caraca, você não vai ficar se prendendo a detalhes, vai!?

E se você acha os desenhos ruins, olha aqui uma coletânea:

El Miyamoto Caveira Musashi

El caveira e Tigre Branco

The Division Bell

El caveira e Jou Ventania

Descendo as Cataratas

Quem disser que são desenhos ruins merece um soco na cara.

DIVULGUEM MONSTROLOGIA! É FODA! É ÉPICO! QUADRINHO NACIONAL BOM! Não é como aquelas bobagens de Turma da Mônica Jovem ou… ou… aquela bichisse de Didi & Lili Geração Mangá ou raio que o parta!!!!

Por que? Por que quadrinho bom tem que ser apoiado! Quadrinho nacional bom. Quadrinho nacional BOM. Não se pode apoiar qualquer porcaria teen só por que é BR. Tem que ser BOM.

Aqui termino o meu post.

MONSTROLOGIA. Essa é a HQ.

16-bit Ryan quer ver esses quadrinhos nas bancas em breve.

Entry filed under: Quadrinhos. Tags: , , .

.Folhetim Colhetivo: As Abotoaduras de Ouro – Capítulo 2 .Béla Fleck [and the Flecktones]

7 comentários Add your own

  • 1. Dr.Yuri  |  Abril 13, 2010 às 3:50 am

    Não conhecia as Hqs nacionais, vou ver mais sobre elas!!!!

    Responder
  • 2. João Fernando  |  Abril 14, 2010 às 4:34 pm

    Eu conheço esse mano…

    Ele desenha muito mesmo… não só o estilo próprio que prende a atenção do leitor, mas também o enredo da história… originalidade de sobra.

    Vale a pena mesmo. confiram e divulguem, pois o que o Brasil precisa são materiais de prima!!!

    MOSTROLOGIA É 10

    Responder
  • 3. Fernanda  |  Abril 18, 2010 às 4:39 pm

    Aqui no Brasil tem muitas coisas boas, não sei pq o povo se apaga tanto as coisas internacionais e descrimina as do nosso país. Não conhecia essas HQ. Eu conheço aquelas infantis, turma da mônica e talz (tenso).
    Essa me pareceu bem interessante, vou procurar mais sobre elas.

    Legal seu post!

    Responder
  • 4. Francorebel  |  Abril 18, 2010 às 4:47 pm

    Muito boa a sua iniciativa… e você desenha muito bem também, parabéns pela sua arte!… Valeu!

    Responder
  • 5. JPFOX  |  Abril 20, 2010 às 11:35 pm

    Estou um pouco por fora quando o tema são os quadrinhos brasileiros, aliás, os conhecidos quadrinhos gringos que ilustraram nossa infância com diversos personagens também não eram meu forte. Lia a Cascão, Cebolinha, Mônica, etc. E só…
    Até mais,

    Responder
  • 6. Uriel  |  Abril 20, 2010 às 11:36 pm

    Cara, que loucura, sabia de poucas HQs nacionais… e essas eu nao conhecia :)

    Responder
  • 7. Ryan  |  Abril 21, 2010 às 2:14 am

    Não sou eu quem desenho, quem desenha é o Santiago Lovera. Pode deixar que seu elogio será repassado a ele :D

    Responder

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 20 outros seguidores


