.Ipad: você realmente precisa de um?

Abril 3, 2010 at 4:55 pm 25 comentários

Sim, você realmente precisa, segundo este homem.

Eu, enquanto nerd geeeeeeeeeEEEEEÉk, S2 tecnologia. Amo de paixão mesmo, mas não chega a ponto de ser aquele freak que quer tudo de novidade tecnológica em casa – tanto que nunca tive uma camera digital, mas tenho um iPhone e um notebook, e pro que faço, tá mais que suficiente. Sou o típico geek prático, a bem da verdade, e muito raramente tenho um gadget não-útil.


(a quem possa interessar: meu set de tecnologia é esse: um HP Pavilion dv4-2012br, um Dell Inspiron 1525 e um Compaq de 2004 – todos esses notebooks; um iPhone 1º geração 8gb; um pendrive de 8gb onde mantenho cópia dos meus trabalhos, estudos, classes de programação e pornogr… er,  dois mouses externo e  um hd de backup de 320 gb. Só isso :P)

Próximos lançamentos da apple: iBoard e iMat

Então resolvi compartilhar meu ponto de vista com vocês :D. Começando pelo item que mais gerou barulho nos últimos 17 anos: Tablet da Apple, ou, como ficou conhecido recentemente, iPad.
Cabe aqui um parentese: a Apple havia lançado o Newtow em 1993, inaugurando a era dos PDAs. Mas foi um fracasso retumbante, devido ao seu preço (oi, a apple aumenta em até 30% o preço dos produtos só na sua margem de lucro?). A empresa da maçã teve que engolir essa. 17 anos depois, com Steve Jobs no comando da empresa, eles lançaram o iPad.

E que porra é essa? Bem, além de ser um “oversized iPod Touch” (como eu comentei com uns gringos no dia do lançamento desse troço), ele é também um e-reader. Maaaaaaas… você REALMENTE precisa disso?

Analisemos: o foco do iPad não é ser um netbook, nem um smartphone ou sequer um iTouch anabolizado; ele é focado naquele típico usuário padrão, que não faz muito no computador além de usar ele para acessar o Gigantits.com e Dreammovies.com (crianças menores de 18 anos, NÃO ACESSEM esse site. Especialmente com a mãe perto. ), jogar Bejeweled, eventualmente usar aquele 1 bilhão de aplicativos na App Store, ler um livro aqui e ali e coisas similares.

Pois bem. Dentro desse foco, eu digo: o iPad vai ser um puta.fracasso.de.merda, de novo. Pelo menos no Brasil-il-il-il. Ele é do tamanho de uma revista, o que foge um pouco do conceito de “portável” que ele quer passar. Um netbook tem quase o mesmo tamanho e faz muito mais coisas, por exemplo (pra começar: um netbook aceita o Adobe Flash Player Plugin numa boa – a Apple diz que isso reduziria a bateria do iPad em 80%, o que é um exagero, mas tudo bem). Um iPad 3g pede um Mini-SIM Card, formato que a maioria no Brasil SEQUER ouviu falar, enquanto um netbook você apenas espeta seu modem 3g usb. Ou, se bobear, só colocar o SIM card dentro dele (normalmente atrás da bateria). Digitar no teclado do iPad ainda é a mesma coisa horrível de digitar no teclado do iPhone – ou como em qualquer teclado touchscreen. Quanto a um netbook… bem, ainda é um teclado pequeno, mas ao menos a curva de adaptação é menor.

Para não dizerem que não falei de flores…
Em matéria de bateria, o iPad mata a pau: 10 horas de uso contínuo (em teoria…) e até um mês em modo sleep (WOW). Conta também com toda a qualidade da apple, o que quer dizer que programas feitos para ele, de maneira oficial, são sempre os melhores que outros do tipo dele. Sem contar que a versão básica dele dá para guardar,aproximadamente, 3200 livros e gibis – considerando que você vai APENAS usar aquele bichão para isso. Na real, vai dar para colocar uns 1600 livros, se muito. E dizem que a experiência dele com jogos e navegação para a web será a 8ª maravilha do mundo, mas eu duvido muito. Touchscreen demais enche o saco, e não dá pra jogar grandes campanhas dos jogos nele. Quem tem um iPhone que o diga.

Você nunca terá essa experiência de novo na sua vida. Chore por isso.

Veredicto finalle:

Compre ço.um iPad apenas se você quer pagar de rica Tirando alguns eventuais usos para o iPad, a maioria deles publicitários, não vale o esforço – sequer para videogames. Mais vale comprar um netbook, ou, se você tiver 500 reais a mais sobrando, ou um iPhone ou um notebook de 14′ básicuzão mesmo. O primeiro tem a tela menor, é verdade, mas faz muito mais coisa que o iPad (ligações, oi?) e o segundo por motivos óbvios.

gbatista

Advertisements

Entry filed under: Tecnologia. Tags: , , .

.Piores Invenções!!!! .Folhetim Colhetivo: As Abotoaduras de Ouro – Capítulo 2

25 comentários Add your own

  • 1. Lucas Dinizz  |  Abril 3, 2010 às 6:12 pm

    Eu acho super desnecessário, é praticamente um iPhone gigante, acho ele tão feio …. Enfim, eu só compro mesmo coisas necessárias, pra mim só esse computador já está bom :)

    Mas todos tem desejos ..

    Responder
    • 2. gbatista  |  Abril 3, 2010 às 11:37 pm

      É, eu tb compro apenas coisas necessárias. Por exemplo, eu não queria ter 3 notebooks, mas que precisava desesperadamente deles :D

      Brincadeiras a parte, imagino que pro pessoal mais versado em tecnologia, o ipad não será nem um pouco útil. Mas se for gente normal, tipo minha mãe, até que poderá prestar pra alguma coisa.

      (ah saber: minha mãe tinha ojeriza a celulares e nunca quis ter um. Mas aceitou o iPhone numa boa, apenas pq ele era mais fácil de usar que um celular convencional)

      Responder
  • 3. Neto  |  Abril 3, 2010 às 6:18 pm

    Eu vi na veja que em breve esse Ipad vai virar modinha, hehe, vou querer um xD

    Cacete, eu vou querer um IMat, uaheuheau

    Responder
  • 4. Luciana  |  Abril 3, 2010 às 8:19 pm

    Ops então achamos na comu de divulgações neé? Legal isso, muito legal.
    AA meu ponto de vista, eu sou uma super ligada em tecnologias tambem … mais como diria a charge somos tao manipulados pelo desnecessarios… enquanto tem tanta gente aí precisando de tantas coisas eles ainda deixam mais distante a tal coisa da inclusão… se é que vc concorda… enqndo alguns ainda nao tem nem telefone residencial .., existem pessoas que ja pensam em um IMat, usahush , poisé. mundos tãaao distantes. HEHEH
    booom peguei a sua charge pra postar em um outro blog meu de imagens legais e tudo mais, vou divulgar seu blog por lá, sem problemas?
    Blog legal ee sempre estarei por aqui.
    Um beijo.

    Responder
    • 5. gbatista  |  Abril 3, 2010 às 11:47 pm

      Olha, quanto a inclusão, eu sou da opinião de que, quanto menos gente usando computadores, internet e afins, melhor. O Grandes Tolices do Orkut reforça minha opinião a esse respeito :P

      O problema aí é esse mesmo que você falou: conseguem vender o fútil. Você não quer algo, mas segundo o marketing, você PRECISA.

      Pode divulgar o blog a vontade, o pulga não se importa :D. Beijos e obrigado pelos comentários!

      Responder
  • 6. Tokkusuhikuman  |  Abril 3, 2010 às 11:08 pm

    São 4 iPhones colados.

    Responder
    • 7. gbatista  |  Abril 3, 2010 às 11:39 pm

      PIOR AINDA, são 4 iPod Touchs! UM SUPER FUCKIN OVERSIZED IPOD TOUCH :(

      Se eu tivesse uma arma, teria dado um tiro no Jobs

      Responder
  • 8. Bruno Eduardo  |  Abril 4, 2010 às 12:22 am

    A Nintendo vai lançar uma versão gigante do DSi também, chamada XL (se já não lançou!), então deve haver algum motivo de marketing ou moda rolando por aí.

    Sem contar que o iPhone é basicamente um iPod Touch + celular, e não ouço ninguém reclamando. ;D Numa tela maior daria no mínimo para ler livros com mais conforto: convenhamos que a telinha do iPod Touch e do IPhone são bem miudinhas para isso. Quadrinhos até vai, mas livro? Ai meus zóio.

    Muito bom o post!

    Responder
    • 9. gbatista  |  Abril 4, 2010 às 3:54 pm

      Eu concordo: é uma bosta ler ebooks em tela de QUALQUER celular, não só do iPhone, apesar de a experiência com esse último seja superior aos outros smartphones (e celulares, por extensão).

      E, se eu não me engano, primeiro veio o iPhone e depois o iPod Touch :P.

      Responder
  • 10. César Desing  |  Abril 4, 2010 às 2:31 pm

    Bom, eu já tinha visto uma materia sobre o Ipad na TV antes mesmo de ser lançado…e vi que ele pra muitos é a invenção da decada e que realmente tem muito o que oferecer. Se você quer seguir o mundo da tecnologia, não ter um Ipad é ser completamente ultrapassado.

    Responder
    • 11. gbatista  |  Abril 4, 2010 às 3:56 pm

      Ultrapassado em que meu caro? Se eu tiver um iPhone vou ser tão avançado quanto quem tem um iPad.

      O foco dele não é ser algo avançado tecnológico. É ser algo menos que tecnológico, algo espartano, exatamente como o iPhone, mas maior. E focado em gente pouco versada em tecnologia, sabe? Gente sem conhecimento nenhum nessa parte, tipo meu pai.

      Responder
  • 12. Lua.  |  Abril 4, 2010 às 3:08 pm

    Desenhar nesse treco deve ser MARA! :3

    Responder
  • 13. Fábio Ferreira  |  Abril 4, 2010 às 3:37 pm

    No futuro eu irei precisar… desta e outras engenhocas tecnológicas…

    Responder
  • 14. Luciana  |  Abril 4, 2010 às 3:43 pm

    esse é realmente um produto que nao me interessa. Primeiro pq ele é grande e se for pra ler livro prefiro meu smarthphone que é bem menor e faz a mesma coisa (fora o ponto que prefiro o livro mesmo), segundo pq nao tem muita serventia, se eu quiser fazer um trabalho da escola da no mesmo levar meu note de 14″ ou pegar o net da minha irma hehehe.

    e terceiro pq so ficar lendo livro num troço desse tamanho prefiro o livro fisico que nao acaba a bateria.

    Responder
    • 15. gbatista  |  Abril 4, 2010 às 4:04 pm

      Tá, a réplica sobre seus argumentos, na ordem:

      1)Sim, o smartphone levaria a vantagem no iPad por ser menor (e fazer ligações também), mas como disseram laaaá em cima, é HORRÍVEL ler ebooks e qualquer coisa em uma tela de 320×450 px.

      2)Serventia ele tem, para gente que não é de tecnologia. Basicamente ele faz tudo que o iPhone faz, e ainda tem uma suíte “office” nativa (coisa que o iphone só tem com aplicativos terceirizados). Para alguém de fora da tecnologia, o iPad é muuuuito mais fácil de usar do que um computador convencional, afinal, ele tem a mesmíssima interface do iPhone. É a simplicidade mobile portada para computadores pessoais.

      E acredite, tem uma puta diferença entre usar um note de 14, um netbook de 11 e um iPad. Poder de processamento, para citar a mais básica.

      3)Eu tb prefiro um livro físico sim, maaaas… pense que ter 3200 livros diferentes em um aparelho só é vantagem demais para ser ignorada. E sem contar que a bateria dele pode ter até 5 horas de uso convencional, e eu DUVIDO que alguém fique 5 horas lendo um livro apenas.

      Responder
  • 16. Tee  |  Abril 4, 2010 às 11:47 pm

    não

    Responder
  • 17. Lunaticools  |  Abril 6, 2010 às 6:43 pm

    Gosto de ter o básico, sabe… é tanta novidaade, e às vezes muda-se apenas um botão e já galam que é novo…
    Mas um Lap eu quero… demorou

    abç
    Lunaticools

    Responder
    • 18. gbatista  |  Abril 8, 2010 às 3:46 am

      Concordo e discordo. Analisando a fundo, o iPad (e o iPhone) tem como principal novidade sua interface minimalista E intuitiva.

      Mais ou menos como você faz com seu desktop, só que sem o plano de fundo para atrapalhar, fica mais fácil achar o programa que quer :P

      Quanto a ter um laptop, vai depender do seu uso. Eu tenho esses 3 citados, mas o da HP Pavilion é para design (é o mais moderninho dos três, comprei esse ano), o da Dell é para programação e o Compaq eu deixei para eventuais bisbilhoteiros quererem usar um notebook aqui em casa (tanto q ele é de 2003, um PENTIUM 4 ainda!).

      Vou ver se compro um netbook, agora eles estão começando a ter poder de fogo respeitável. Dependendo do seu caso, recomendo o mesmo – afinal, eles ainda são mais baratos que um notebook convencional e fazem praticamente tudo que você faria com um desses, só em q em menor velocidade

      Abs

      Responder
  • 19. Caroline Rossetto  |  Abril 6, 2010 às 7:40 pm

    Quanta coisa…E eu mal tenho um computador, rsrsrs!

    Responder
  • 20. /taah  |  Abril 7, 2010 às 7:33 pm

    Eu compro o que meu$ fundo$ permitem *.*

    Ah, vc tem iPhone!! Eu não consigo passar videos :S Tentei 3gp, avi, mp4, nenhum roda… Me ajuda??

    Curti o blog^^

    http://www.orkut.com.br/Main#Scrapbook?uid=4768249880464854738

    Responder
    • 21. gbatista  |  Abril 8, 2010 às 3:41 am

      Não tenho orkut, minha cara :)
      E o máximo que você pode fazer é ter o vídeo em .mp4, jogar ele no iTunes e AÍ SIM sincronizar

      e que fique claro que esta é a primeira e única ajuda helpdesk que darei no blog, ok?

      Responder
  • 22. luizurtiga  |  Abril 9, 2010 às 2:20 am

    nada que a apple faz é útil…

    Responder
    • 23. gbatista  |  Abril 9, 2010 às 4:11 pm

      Ah não?

      O mouse e a interface intuitiva do iphone mandaram lembranças :D

      Responder
  • 24. Douglas  |  Abril 12, 2010 às 6:07 am

    Eu estou curioso para testar o Ipad. Sei que já temos um iphone no mercado, mas deve ser muito legal ler HQ’s em um produto realmente bom pra isso. =)

    Não que eu precise de um, mas seria legal se tivesse.

    Abçs!

    Responder
  • 25. Julia  |  Junho 10, 2010 às 1:05 am

    Olá, bom, eu estava lendo sua pagina e me interessei muito, e queria saber se era tudo bem se eu pegasse algumas partes para colocar no meu projeto de escola. Tudo bem se eu fizer isso? Espero que sim. Bom, adorei seu modo de pensar, e bom saber que tem outras pessoas que ainda pensam nesse mundo.
    obrigada. =)

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 20 outros seguidores


%d bloggers like this: