.Viagem no Tempo Só no cinema?!

Março 2, 2010 at 4:04 pm 25 comentários

Hoje em dia é comum lembrar de filmes que fizeram uso de viagens no tempo em seus roteiros, mas muitos pecam pelo que seriam as conseqüências de se viajar no tempo e muitas vezes nos dão um nó no cérebro ao discutirem sobre viagem no tempo.

Um dos melhores filmes sobre esse tema é o de volta pro futuro, em que melhor mostra as conseqüências de se mexer com o tempo, em que o Mcfly acaba atrapalhando a relação dos seus pais, e ele começa a sumir, mas analisemos um paradigma sobre isso, o chamado “Paradigma do Avô” em que por algum motivo obscuro e sem importância no momento você decide voltar no tempo e matar o seu avô, sei lá vai que ele era um cara ruim, mas wathever o que aconteceria?! A melhor resposta é que você não nasceria não criaria a maquina não voltaria no tempo e nada disso teria acontecido, pois a viagem anularia a viagem.

Uma possibilidade também mostrada no de volta pro futuro seria que as alterações no passado criassem realidades paralelas ou futuro alternativo, e de acordo com muitas teorias em algum ponto no futuro essas realidades colidiriam matando todo mundo, e seria culpa sua por mexer no passado.

E de acordo com H. G. Wells o autor do livro “A maquina do tempo” por mais que você tente você não pode mudar o passado você só pode alterar o futuro.

Um filme que é mais fiel as leis temporais é o filme o “Som do Trovão [A Sound of Thunder]”, filme que mostra um futuro em que a viagem no tempo é possível e se tornou comercial, levando ao passado pra uma espécie de safári na época dos dinossauros, e antes dos clientes voltarem eles são avisados das regras básicas da viajem.

  1. Não mude nada.
  2. Não deixe nada pra trás.
  3. Não traga nada de volta.

De acordo com Stephen Hawkings a inexistência de turistas do futuro é indicio de que viagem no tempo não é possível ou nunca será descoberto como viajar.

Alguns métodos que teoricamente possibilitariam a viagem no tempo são à volta no tempo graças a velocidade maior que a da luz, vemos isso em muitos gibis do flash em que ele corre tão rápido que quebra a barreira da velocidade da luz e volta no tempo.

Outra possibilidade seria os buracos de minhoca que poderiam se tornar uma passagem pro passado ou futuro. Existem milhares de teorias sobre viagem no tempo, nem da pra repassa tudo aqui no blog. E tem a chamada precognição em que apenas a informação volta no tempo.

Outros paradoxos que poderiam ocorrer com a viagem no tempo seriam o Paradoxo da Duplicação, em que você volta pouco antes de voltar no tempo e impede a si mesmo de voltar, mudando a sua história e criando uma duplicata permanente, o outro é o Paradoxo final em que você volta no tempo e impede a criação da tecnologia que faria você voltar no tempo.

Existe também o Paradoxo dos Gêmeos ou Paradoxo de Langevin que trata de dilatação temporal, pra simplificar imagine gêmeos idênticos, o gêmeo A viaja no espaço a uma velocidade próxima a da luz e o Gêmeo B permanece em repouso na terra, Usando a transformação de Lorentz para o tempo sabemos que o tempo para o gêmeo em movimento corre mais lentamente do que o tempo pro gêmeo em repouso, sendo assim quando o gêmeo A voltasse do espaço seria mais jovem que o gêmeo B que ficou na terra.

E referente à percepção do tempo pra quem viajasse no tempo essa discussão diz tudo:

Quanto a possibilidade de viajar no tempo só nos resta esperar.

Até mais ver Dudes……ou não?!

Dr.Yuri

Leia a 2° parte deste post aqui

Leia a 3° parte deste post aqui

Anúncios

Entry filed under: Anti-Cultura, Filmes, Séries. Tags: , , , .

.Lunar, por Pulga .The New Spidey

25 comentários Add your own

  • 1. gbatista  |  Março 2, 2010 às 8:28 pm

    Uma consideração rápida: o próprio Stephen hawkings reconheceu seu erro ao admitir a falta de turistas temporais, só não tenho o link agora.

    Uma possibilidade seria de que é impossível “voltar no tempo” até antes de a máquina do tempo ser construída, por isso, em um futuro próximo, podemos ver tais visitantes do tempo.

    Eu tenho uma dúvida: o que diabos aconteceria se pegassemos parte do passado, trouxéssmos para o futuro e mandasse de volta com alguma tecnologia do futuro? ;)

    Responder
  • 2. gbatista  |  Março 2, 2010 às 8:31 pm

    Pra não dizer que, segundo uma teoria de einsten (acho que era a da relatividade…), futuro e passado são imutáveis; é tudo parte de um destino pré-determinado, e não importa o que seja feito, nada poderá ser mudado.

    Dito isso, se você voltasse no tempo e assassinasse seu pai (como é a questão original, e não seu avô :P), quando você voltasse ele AINDA estaria lá, e você poderia dar AQUEEEEELE abraço no velho

    Responder
  • 3. Pulga  |  Março 3, 2010 às 12:01 am

    Cara, faltou o Exterminador do Futuro! O pai do John Connor é o cara que ele manda para proteger sua mãe. Se isso é um fato eterno, isto é, não que aconteça para sempre, mas que sempre aconteceu, tudo bem, é explicavel. Mas se houve uma primeira vez que isto ocorreu, o pai não poderia ser o aliado do Connor, porque antes da primeira vez de ser enviado, John Connor já nasceu. Porém, como o fato de Terminator 2 Connor manda o shuawzineguer (t-800?) para salva-lo, ele poderia ter sido informado de que seu colega foi morto e em seguida sua mãe ficou gravida, sabendo que seu pai era ele. AAAAAARGH!

    Viagens no tempo dá muita confusão. Se os personagens do Lost não entenderam o propio dialogo, eu não entendi nada. E Time Machine, nunca li o livro… Assisti aos dois filmes, mas o original é bem melhor – e curto. Tenho várias ideias para tentar entender aquele final, o que aconteceu em seguida.

    Desconheço o Som do Trovão, mas as ideias são boas. Boas nada, obrigatorias, imagina o que um babaca iria fazer com toda a história nesse safari temporal?

    Isso me lembra as recentes (desventuras) aventuras do Gladiador Dourado no mix do Lanterna Verde. Confusões e confusões [/narrador da sessão da tarde OFF]

    E quanto a teoria do flash/superman de voltar ao passado pela velocidade, aparenta ser uma boa ideia, mas nem na teoria é possivel. O Brasil está aqui. A China está do outro lado. Mesmo se corremos na velocidade da luz ou coisa mais rapida, o fuso horario vai diminuir mas quando chegarmos lá vai estar uma hora a menos do brasil, mesmo assim. Ou melhor, tanto esta como voltar no tempo estão certas – teoricamente.

    Yuri, assista Suzumya Haruhi no Yutsu 2009 (é a versão 2009 pois tem episodeos novos e na ORDEM cronologica). Tem uns 6 episodeos que falam de um loop onde tudo se repete… É muito bom.

    Acho que vou pedir para o Clandestino opiniar sobre isto :P

    Responder
  • 4. Horla  |  Março 3, 2010 às 1:52 am

    “De acordo com Stephen Hawkings a inexistência de turistas do futuro é indicio de que viagem no tempo não é possível ou nunca será descoberto como viajar.”

    Pois sim, alguns ufologos dizem que os UFOS são maquinas do tempo e os “ETs” são humanos de um futuro muito distante. E que eles não interferem em nada justamente para não alterar o passado deles. Alguém pode provar o contrario? É muita viagem, mas daria um bom enredo estilo Arquivo X! ;)

    Responder
  • 5. Pulga  |  Março 3, 2010 às 2:03 am

    Horla, eu já assisti isso no Discovery eu acho. A idéia é que quando morremos nós vamos para uma outra dimensão – algo assim – e os tals aliens são NÓS no futuro. Tanto que teve uma série de suicidios e uma banda inteira se suicidou porque acreditavam nisso… É muita viagem, mas daria um bom enredo estilo Arquivo X [2]

    Responder
  • 6. Uriel  |  Março 3, 2010 às 1:04 pm

    Meu Deus do céu, que complicado… acho que realmente Stephen Hawking esta certo, a ausência de visitantes do futuro anulam a possibilidade de existência de alguem que viaje no tempo.

    Responder
  • 7. Thathí  |  Março 3, 2010 às 2:24 pm

    Que interessante esse post. Sinceramente nunca tinha lido sobre nada mais específico a esse respeito. Sem gostei do tema tanto quanto o acho extremamente perigoso. O homem tem o poder de corromper coisas criadas para fins pacíficos em verdadeiras armas de guerra, manipulação ou qlqr outra coisa que faça o mal a alguém.. incrível !
    Imagine o poder dessa tecnologia!!!!! meu Deus, nem quero pensar a esse respeito. Eu acho que seria a maneira mais fácil de acabar com a nossa civilização, amplamente falando.
    Acredito que será possivel fazer “tours” pelo passado, mas não pela ida de nós a eles, mas exatamente o contrário: a vinda dele até nós. Alguma coisa do tipo uma cidade virtual em que está reproduzido com realismo os tempos antigos. Acredito que a tecnologia avance rapidamente nesse sentindo permitindo que seja muito bem feito. Ai sim seria educativo, divertido e nada perigoso. Seia legal você ter aulas de história participando, vendo de perto como ela aconteceu não? Imagine voltar no tempo e bater um papo cabeça com Platão ou aprender física com Issac Newton! hahaha

    Responder
  • 8. Douglas Silva  |  Março 4, 2010 às 4:17 am

    Sempre achei interessante esse assunto. Viagem no tempo, apesar de ser bem confuso, acaba me intrigando cada vez mais. Não duvido muito que no futuro (se o mundo não acabar em 2012) eles inventem uma máquina mais veloz que a luz.

    Se essa máquina for criada o mundo vai correr um grande perigo, já pensou na possibilidade de uma só pessoa acabar com muitas vidas em apenas uma volta ao passado? Pode parecer estranho, mas esse mundo é tão grande que qualquer pessoa desconhecida pode ser um parente/conhecido/ de algum parente seu, e isso significaria um risco para seu nascimento. =P

    Confuso, confuso, confuso!

    Ótimo post, esse tema é muito amplo, mas vale a pena ser citado. =)

    Abraços

    Responder
    • 9. Dr.Yuri  |  Março 4, 2010 às 9:20 pm

      o problema de se fazer algo mais veloz que a luz é que quando maior maior a massa do objeto!!! se alguem de 80Kg começasse a correr e atinjisse uma velcidade equivalente a 99,9% da velocidade da luz pesaria o equivalente a 2000 toneladas e isso complicaria a aceleração tornando praticamente impossivel ultrapassar a velocidade da luz[pelo menos por enquanto]

      Responder
  • 10. /taah  |  Março 4, 2010 às 11:45 am

    Bem complexo esse vídeo :X Adooooro filmes com a temática de viajar no tempo^^ Efeito Borboleta também é um exemplo. Mas, eu acho praticamente impossível isso realmente acontecer =P

    xoxo

    Responder
  • 11. Pulga  |  Março 4, 2010 às 9:04 pm

    Seria IMPOSSÍVEL ir para o futuro, pois ele pode ser alterado no presente. Logo, só é possivel ir para o passado. E num passado muito distante, pode ser que não houvesse como voltar. E como a máquina voltaria para o passado? Ir do lado contrário contrario a rotação não funcionaria, é como girar um lapis com a tabuada. Depois do 8, volta o 1. O horario vai diminuir e quando der a volta vai aumentar.

    E uma máquina apenas teletransportando? Como seria isso? Discordo de ti Douglas :P

    Não acredito que seja possível a existência de alguma máquina do genêro.

    Responder
    • 12. Dr.Yuri  |  Março 4, 2010 às 9:25 pm

      o simples fato de voce viajar pro futuro, já alteraria o futuro.
      Seria um futuro diferente do que seria se voce não tivesse ido pro futuro.
      Já o problema do teleporte é que ela literalmente te evapora e recriaria em outro lugar, eu pelo menos acredito que ninguem sobreviveria a uma tentativa de teleporte, se um dia isso for possivel ficaria surpreso

      Responder
  • 13. Douglas Silva  |  Março 4, 2010 às 10:36 pm

    Hahaha, quem sabe daqui uns dias eu começo a escrever uma formula e de repente me deparo comigo mesmo (vindo do futuro) facilitando as coisas e me dando ela para poupar o trabalho de somas, cálculos e afins…

    Haha seria genial man.

    Responder
    • 14. Pulga  |  Março 4, 2010 às 11:48 pm

      Novamente impossivel, haha. Se você não VAI fazer um calculo, não há como o seu eu do futuro lhe der o resultado no passado, pois você não fez.

      Triste não?

      Responder
      • 15. Douglas Silva  |  Março 5, 2010 às 1:18 am

        Para de quebrar a onda da coisa Pulga. Hauhauha

  • 16. Horla  |  Março 5, 2010 às 11:07 am

    Não é impossivel viajar para o passado, para isso basta “apenas” viajar a velocidade da luz. ^^

    Quando eu era pequeno meu pai me deu de presente um livro chamado “Aprenda a Teoria da Relatividade Brincando”, nesse livro tinha um exemplo: Um homem entra num foguete e viaja por 50 anos na velocidade da luz. Quando ele voltasse de sua viagem teria passado 50 anos para quem ficou na Terra, mas não para ele que estava no foguete. O tempo é relativo segundo a teoria do Einstein, assim o livro mostrava o astronauta voltando ainda jovem e encontrando seus amigos todos velhos. Em suma, ele teria viajado para o futuro.

    O problema ai é o aumento de massa como o Yuri falou. Um corpo aumenta exponencialmente sua massa conforme sua velocidade se aproxima a da luz. Um foguete a essa velocidade teria mais massa que uma galáxia. xD

    Responder
  • 17. Horla  |  Março 5, 2010 às 11:08 am

    Ops, eu quis dizer: “Não é impossivel viajar para o FUTURO”. :P

    Responder
  • 18. Horla  |  Março 5, 2010 às 11:31 am

    VIAJANDO A UMA ESTRELA

    Existem estrelas no céu, tão afastadas, que um feixe de luz levaria 40 anos para alcançã-las. Como sabemos que é impossível viajar a uma velocidade superior a da luz, podemos concluir que essas estrelas não podem ser alcançadas em menos de 40 anos. Essa conclusão é, no entanto, errônea, pois não levamos em conta a contração do tempo envolvida no problema.

    Suponhamos que viajamos para a estrela com uma velociade de 240.000 km/seg. Para uma pessoa na Terra, levaremos (300.000 km/seg x 40 anos) /240.000 km/seg = 50 anos.

    Para nós, que estamos no foguete, o tempo de vôo sofrerá uma contração na razão de 10 para 6. Alcançamos portanto a estrela em 6/10 x 50 anos = 30 anos, e não 50.

    Podemos reduzir o tempo de vôo indefinidamente, bastando, para isso, aumentar a velocidade do foguete até que ela se aproxime da velocidade da luz. Teoricamente, poderemos, viajando com uma velocidade suficientemente alta, ir a estrela, e voltar a Terra, em um minuto! Mas, na Terra terão passado 80 anos, da mesma forma.

    Aprenda a Teoria da Relatividade Brincando – L.Landau e Y.Rumer (Ed. Hemus), mas nem adianta procurar esse livro por ai porque é de 1970. xD

    Responder
  • 19. Jonathan zZZzZZz Rodrigues  |  Março 7, 2010 às 4:55 pm

    não sou nenhum grande conhecedor do assunto e pouco falei sobre ele(geralmente sempre se limitando ao de volta para o futuro que eu adoro), mas vamos lá:

    sempre defendi a idéia de que eu estando digitando esta mensagem, se eu ao invés de digitar um “é” digitasse um “eh”, automaticamente estaria alterando todo o meu futuro, alterando em que posição do chão irei pisar quando sair de casa, alterando o horário que irei no banheiro dar uma mijada, alterando que vaga no estacionamento irei escolher quando tiver 40 anos e etc.. uma coisa ridícula que no decorrer do tempo mudaria meu futuro drasticamente

    sendo assim fica impossível pra mim partilhar da idéia de que uma pessoa pode vir do futuro e mesmo alterando minimamente o passado, voltar pra lá e as coisas estarem quase iguais, na verdade eu defendo a idéia de que ele voltando pro passado automaticamente não existirá mais, pois qualquer mudança minima no passado causa mudanças drasticas no futuro

    isso nem entrando na questão de você visitar você mesmo no passado, aí é pior ainda

    Responder
  • 20. Jonathan zZZzZZz Rodrigues  |  Março 7, 2010 às 4:56 pm

    mas essa teoria dos objetos voadores é genial.

    Responder
  • 21. Dr. Gustavo  |  Março 10, 2010 às 8:56 pm

    Enton.. É teoricamente/praticamente impossível viajar para o passado.
    Não só pela falta de tecnologia, mas pelos paradoxos citados nesse post e no post seguinte (o.O). Imagina se o homem tivesse a capacidade de mudar o passado. Isso causaria sérios danos à realidade xD

    Ultrapassar a velocidade da luz é impossível, mas imaginando que seja possível.
    Imaginem a sua velocidade como pedestre. Você leva 15 minutos pra ir a pé da sua casa à casa de um amigo. Se você ir aumentando a velocidade, chegaria um momento que você levaria apenas 1 segundo, ou menos. Ultrapassando a velocidade da luz, você chegaria na casa do seu amigo antes de ter saído de casa! Então você poderia voltar até a sua casa e te impedir de ir, fazendo com que aquela versão de você não exista! Muita viagem.

    Responder
  • 22. .Viagem no Tempo Só no cinema?! Parte II « O Movimento  |  Março 11, 2010 às 4:13 pm

    […] Leia a primeira parte aqui […]

    Responder
  • 23. Fernando Dias  |  Março 18, 2010 às 8:22 pm

    Olá Dr. Yuri,

    Pra falar a verdade, não paro muito para pensar nessas coisas. Mas como amo um papo filósofico, não vou deixar de pensar. Parabéns pelo texto, parece recheado de boas fontes e está bem redigido.

    Abraços

    Fernando

    Responder
  • 24. Jone Miracema  |  Março 26, 2010 às 4:15 am

    hehehe Gostei desse Assunto do tempo pois sou fascinado por esse tema, mas de qualquer forma eu nunca poderia viajar no tempo…pois minha barriga ficaria presa no portal do tempo causando um “Paradoxo no tempo extiguindo ate mesmo a raça Humana” diz Dr. Brown em de volta pro Futuro 2…

    O SOM DO TROVÃO foi um dos melhores q eu vi. Acredito que se fosse possivel viajar no tempo seria exatamente como no filme….um seu jeito pisou na borboleta e ai desencadeou uma grandiosoa mudança no tempo até os dias de Hoje – mudou a historia

    Responder
  • 25. ZackTaylor  |  Janeiro 20, 2012 às 4:51 pm

    Viajem no tempo não é Brincadeira,não tem como ir ( certamente porque é impossivel / obvio ) sem criar paradoxos, muita gente sabe sobre o paradoxo do avo mas eu acredito que se você voltar no tempo e matar o seu avo,isso levara a outros fatos que tornaram outra pessoa o seu avo .-. diferentemente do paradoxo da acumulação,que se você voltar em um passado em um lugar em qual vc estava,vai criar uma duplica no paradoxo,e se essa duplica solber ,e não fizer oque deveria ter feito,causaria oque chamo de maldição,que essa copia seria sempre maldita… de qualquer forma,essa copia teria que morrer , e isso aconteceria em qualquer momento ou qualquer lugar ^^

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 20 outros seguidores


%d bloggers like this: